Escolha uma Página

Motivos para ter uma Casa de Madeira
Saiba todos os pontos positivos e negativos de construir este tipo de casa!

Motivos para ter uma Casa de Madeira

Motivos para ter uma Casa de Madeira: Elas são charmosas, elegantes, tranquilas e visualmente chamativas. Não há quem resista ao seu encanto e a sua pegada rústica. Mas para que todas essas qualidades sejam mantidas, é necessário muito esforço e trabalho.

Antes de investir neste setor, procure se informar sobre todos os detalhes para evitar decepções no final do projeto, não queira decidir tudo na correria. Se for necessário, consulte um profissional experiente na área de arquitetura e design de interiores, certamente ele poderá te ajudar a decidir qual é o melhor estilo de casa para você e toda sua família.

Está procurando casas de madeira à venda? Muita calma nessa hora! Primeiramente vamos analisar todas as vantagens e desvantagens que elas oferecem para o dia a dia, assim será mais fácil realizar essa escolha. Continue lendo o artigo e confira todos os detalhes e dicas de decoração de interiores que separamos exclusivamente para você!

Casas de madeira, quais são as vantagens?

As casas de madeira possuem várias vantagens quando comparadas com as de alvenaria! Por isso, vale a pena entender cada ponto positivo no momento de escolher a casa mais adequada e que sempre quis ter. Conheça alguns deles e se apaixone junto com a gente:

  • Aconchego;
  • Tranquilidade;
  • Conforto;
  • Mais econômica;
  • Tempo de construção;
  • Isolamento térmico;
  • Durabilidade.

Motivos para ter uma Casa de Madeira – As vantagens são muitas! As casas de madeira são perfeitas para as pessoas que estão em busca de aconchego, conforto e tranquilidade, uma vez que a cor marrom passa a sensação de campo e natureza. Na maioria das vezes, o custo da madeira chega a ser 60% mais econômico do que as casas tradicionais. Visto que não é necessário utilizar alguns materiais que são muito caros no mercado, como cimento e tijolos, além de mão de obra especializada, pedreiros e arquitetos.

O tempo de construção também chama muito a atenção dos compradores atuais, costuma ser bastante inferior ao de uma casa de alvenaria, afinal ninguém gosta de esperar anos para ter o seu cantinho pronto. Bastam alguns meses para poder erguer um imóvel maravilhoso para morar por muitos anos.

Outro item muito mencionado nos portais de imóveis é o isolamento térmico, as casas permanecem em uma temperatura neutra, não sendo nem tão quente durante o verão e nem tão fria no inverno. Vale ressaltar que as casas construídas com este material duram por muitos anos, sempre em quando seja utilizada madeira de boa qualidade. Diferente do que muitas pessoas pensam, as casas convencionais possuem um tempo de vida útil menor! Confira a seguir algumas desvantagens da madeira!
Motivos para ter uma Casa de Madeira
Casas de madeira, quais são as desvantagens?

Além de todos esses pontos positivos que foram mencionados, existem alguns que são negativos e é preciso entender e analisar cada um deles por separado. Algumas desvantagens muito comuns desse tipo de construção são:

  • Manutenção;
  • Limpeza;

Para algumas pessoas esses itens não são importantes no momento de tomar a decisão final da compra, mas vamos conferir cada um deles. Para garantir que a madeira dure por muito tempo, é fundamental que seja feita uma manutenção periódica, tanto na parte externa quanto interna. É indicado que o verniz de base seja passado a cada 4 anos na parte externa da casa e a cada 20 anos na parte interna.

Em locais onde é comum deslizamentos, enchentes e terremotos, as casas de madeira podem não ser muito estáveis e tendem a apresentar grandes estragos. Por isso, nestes casos não tem como fugir, a construção tem que ser obrigatoriamente de alvenaria. Os barulhos dentro da casa são muito comuns ao pisar em alguma região do chão, ao descer as escadas ou, até mesmo, no momento de abrir ou fechar as portas e as janelas. Este fator é muito avaliado em famílias com crianças pequenas e gente idosa, que possuem um sono mais leve.

Procure criar uma lista comparativa com todos esses fatores que foram citados anteriormente, assim será mais fácil decidir se realmente vale a pena investir nas casas de madeira.  A seguir, confira a viabilidade desse tipo de construção que é cada vez mais vista nas ruas das cidades brasileiras!

Vale a pena fazer este investimento?

Motivos para ter uma Casa de Madeira – Após ter analisado com muito cuidado e atenção todos os pontos positivos e negativos das casas de madeira, é possível avaliar se realmente é uma opção viável no momento. Em vários países da Europa, como é o caso da Alemanha e da França, a utilização da madeira para a construção das casas é muito comum. Visto que acaba diminuindo a dependência energética do país e diminui consideravelmente os custos com a produção.

Sendo assim, se você prefere áreas mais afastadas das grandes cidades, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Florianópolis, e com um sossego quase que continuo, as casas de madeira podem ser uma ótima opção. Especialmente para o interior do estado de Paraná, Belo Horizonte, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Contudo, antes de procurar terrenos à venda, verifique que seja possível realizar o projeto do jeito que foi planejado no início, estude o local e as preferências de todos os futuros moradores.

Independente de qual seja a escolha, mantenha o imóvel em perfeitas condições, realize manutenções preventivas sempre que for possível e cuide da pintura corretamente. Tudo isso é fundamental, uma vez que na hora de vender ou alugar a casa esses itens são essenciais e aparecem por primeiro na lista de prioridades dos consumidores potenciais, sendo determinantes no processo de decisão.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nossas postagens aqui no blog e confira todas as vantagens de comprar uma casa construída com madeira de alta qualidade, elegância e muito charme fazem parte do dia a dia. Compartilhe em suas redes sociais agora mesmo, com certeza irá ajudar muitas pessoas no momento de decidir qual é a casa mais apropriada para morar com toda a família!